Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Curso de Pedagogia
Início do conteúdo da página

O curso de Pedagogia

Published: Monday, 26 August 2024 19:14 | Last Updated: Tuesday, 27 August 2024 18:22 | Hits: 130

Informações Gerais

Nome do Curso: Curso de Licenciatura em Pedagogia

Carga-horária: 3.211 horas

Título Conferido: Licenciado em Pedagogia

Turnos de Funcionamento: Matutino e Noturno

Números de vagas ofertadas por ano:

  • 1ª Entrada: 45 para o matutino e 45 para o noturno
  • 2ª Entrada: 45 para o matutino e 45 para o noturno

Local de Oferta: Cidade Universitária José da Silveira Netto – Campus Profissional – Blocos EP e FP

Tempo de Duração: Mínimo de 8 semestres e Máximo de 12 Semestres

Histórico do Curso na UFPA

A Universidade Federal do Pará foi a primeira instituição de nível superior a implantar o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no Estado do Pará. O Decreto nº 35.456/54 de 4 de maio de 1954, assinado por Getúlio Vargas, assim estabelece: [...] é concedida a autorização para o funcionamento dos cursos de filosofia, matemática, geografia e história, ciências sociais, letras clássicas e pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belém, mantida pela Sociedade Civil de Agronomia e Veterinária e com sede em Belém, capital do Estado do Pará.

O referido decreto e a Portaria do MEC nº 771/54 são os documentos oficiais de reconhecimento do Curso, tendo ocorrido a sessão solene de instalação do mesmo em 28 de outubro de 1954. O Curso de Pedagogia nasce sob a égide do esquema 3+1, e já em 1962 temos modificação no Curso, formando-se o generalista.

Com a Reforma Universitária de 1968 tem-se o especialista, com habilitações profissionais destinadas a atuar em orientação educacional, supervisão escolar, administração e inspeção no âmbito dos estabelecimentos de ensino e do sistema escolar. Em decorrência da Lei 5540/68 dois desenhos curriculares são formulados na UFPA para o Curso de Pedagogia. O primeiro deles é regulamentado pela Resolução 126/72, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEP) em que se implantam as habilitações profissionais e o segundo, inspirando ares democráticos devido à reorganização dos movimentos sociais, dos sindicatos, da organização de novos partidos políticos.

Com o fim da ditadura militar, em 1985, modifica-se novamente o Curso de Pedagogia, com a Resolução de nº 1234/85 do CONSEP. Neste desenho já há um pouco mais de flexibilidade para o estudante, podendo este completar seu percurso acadêmico com disciplinas eleitas por ele: disciplinas eletivas e optativas.

Após intenso debate, com amplo processo de avaliação e de participação, em 1999 é estabelecido um novo Projeto Político Pedagógico para o Curso de Pedagogia. A fundamentação teórica de sua avaliação assentava-se na avaliação emancipatória proposta por Ana Maria Saul, na qual figuram três momentos bem distintos, a saber: o conhecimento da realidade de forma crítica e propositiva, a análise dos dados e a construção da proposta, momentos vividos intensamente pela comunidade acadêmica do Centro de Educação da UFPA, especialmente pelos formuladores da proposta.

Três seminários foram realizados em 1994, 1996 e 1997, além de inúmeros grupos focais envolvendo toda a comunidade acadêmica do Centro de Educação para debater as principais questões do curso: desde a infraestrutura à concepção de formação desejável neste início de século XXI.

Nesse momento de sua História, a Universidade Federal do Pará já se caracterizava como uma Universidade Multicampi, pois, em 1987, absorvendo os campi avançados do Projeto Rondon, instala, sob sua responsabilidade: nove campi, em nove municípios nos pólos de desenvolvimento do Estado. As sedes dos referidos campi localizam-se nos seguintes municípios paraenses: Abaetetuba, Altamira, Bragança, Cametá, Castanhal, Marabá, Santarém e Soure. O Curso de Pedagogia foi implantado em todos os campi, vinculado ao Centro de Educação, funcionando no campus de Belém. Os debates acerca das propostas de avaliação do Curso e, posteriormente, da de organização curricular do Curso também ocorreram nas sedes dos referidos campi.

Os pressupostos políticos pedagógicos do curso, estabelecidos à época, foram: a formação continuada, a universidade como locus da formação do profissional da educação, a não fragmentação na formação do profissional da educação. Como princípios curriculares figuram: o trabalho pedagógico como eixo da formação, a sólida formação teórica, a pesquisa como forma de conhecimento e intervenção na realidade social, o trabalho partilhado/coletivo, o trabalho interdisciplinar, a articulação teoria e prática e a flexibilidade curricular.

O objetivo do curso era formar o pedagogo para o exercício da docência e das diferentes dimensões do trabalho pedagógico em âmbito formal e não formal. A estrutura curricular, constituída por um Núcleo Básico, Núcleo Específico e diversos Núcleos Eletivos, resultou em uma nova Resolução: 2669/1999 do CONSEP. Em função da reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – parecer e resolução aprovados em 2005/2006 pelo Conselho Nacional de Educação, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia foi modificado.

Durante o ano de 2010, foi realizada nova avaliação do Curso de Pedagogia. Nesta foram ouvidas as instituições empregadoras, os sindicatos de profissionais da educação, os egressos do Curso de Pedagogia, os docentes e discentes do Curso. Esta avaliação deu lugar ao novo Projeto Político-Pedagógico (PPP), do Curso de Pedagogia, após 12 anos de vigência da Resolução 2669/1999.

São fundamentos do novo PPP do Curso de Pedagogia: [...] a formação das/os profissionais do Curso de Pedagogia deve fundamentar-se em quatro grandes bases: a) materialidade/idealidade do sujeito; b) localização/universalização do conhecimento; c) emancipação/regulação da sociedade; d) educação/escolarização de Crianças, Jovens e Adultos; e) teoria/prática na Experiência com a Amazônia. Estas, portanto, articulam as quatro dimensões a partir das quais se funda a educação: o sujeito, o conhecimento, a sociedade e os processos educativos (UFPA, 2010).

O desenho curricular passa a constituir-se por três Núcleos: o Básico, o de Aprofundamento e um Núcleo Integrador, com oito eixos temáticos: a escola e o conhecimento, mundo do trabalho e educação inclusiva, escola, cultura e democracia, linguagens e tecnologias, infância e adolescência, política de direito à educação, espaço, paisagem e território na Amazônia. (UFPA, 2010).

O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: o-curso-de-pedagogia
ID Item de menu ativo: 107
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=76