Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPC, Matriz Curricular e Ementas
Início do conteúdo da página
PPC, Matriz Curricular e Ementas

Matriz Curricular

Published: Friday, 13 September 2024 19:30 | Last Updated: Thursday, 10 October 2024 20:52 | Hits: 131

]

Este trabalho resulta de um esforço conjunto envolvendo os diversos setores da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação, incluindo professores, alunos e técnicos administrativos. O documento segue as diretrizes emitidas pela Pró-Reitoria de Graduação – PROEG/UFPA, com base no manual intitulado Projeto Pedagógico – orientações básicas de 2008, que apresenta o seguinte esquema: 1) Introdução do Projeto; 2) Identificação do Curso; 3) Diretrizes Gerais do Curso; 4) Estrutura Curricular; 5) Métodos de Ensino e Planejamento do Trabalho Docente; 6) Política de Inclusão Social; 7) Sistema de Avaliação; e, 8) Referências e Anexos (estes últimos ainda em fase de finalização). Desta forma, o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, que agora se apresenta, reflete um período de significativo amadurecimento dos setores da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação, que, apesar das divergências que o curso de Pedagogia enfrentou ao longo dos primeiros dez anos do século XXI, conseguiu deliberar sobre as decisões necessárias diante de uma realidade regional e nacional tão desafiadora no campo da educação. As inovações tecnológicas realizadas por mulheres e homens, os desafios impostos pela economia de mercado, a destruição ambiental, a superação de preconceitos e estigmas rumo a uma formação mais humanizada foram os pilares que orientaram as discussões e, consequentemente, toda a proposta apresentada aqui no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.

ATIVIDADES CURRICULARES POR PERÍODO LETIVO (Clique nas Disciplinas para ver as EMENTAS)

1º Semestre CH 2º Semestre CH
INICIAÇÃO AO TRABALHO ACADÊMICO 51 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 68
HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO 68 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 68
DIDÁTICA 68 DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL 68
HISTÓRIA DA FILOSOFIA 68 EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS 68
METODOLOGIA DA PESQUISA 68 PEDAGOGIA EM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS 68
CURRÍCULO: TEORIAS E PRÁTICAS 51    
3º Semestre CH 4º Semestre CH
EDUCAÇÃO INCLUSIVA 68 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÃO ESCOLAR 68
TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO 68 GESTÃO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES 68
BASES BIOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 68 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DA AMAZÔNIA 68
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 68 ESTÁGIO DE GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES 68
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 68 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES 68
LIBRAS 68 ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA 68
5º Semestre CH 6º Semestre CH
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO 68 LITERATURA INFANTIL 68
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 68 EDUCAÇÃO E LUDICIDADE 68
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL I 68 ARTE E EDUCAÇÃO 68
ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR 68 ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL II 68
ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS 68 INFÂNCIA, CULTURA E EDUCAÇÃO 51
ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 68 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO 68
    TCC I 34
7º Semestre CH 8º Semestre CH
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 68 GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS 68
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO 68 HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS 68
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE SISTEMA EDUCACIONAL 68 CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS 68
ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I 68 MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS 68
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 51 LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS 68
TCC II 34 ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II 68
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 351
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=85